File:Denúncia institucional eclesiástica internacional contra o Opus Dei for fraude regulatória contra a Santa Sé e os próprios membros.pdf

From Opus-Info
Revision as of 08:32, 12 July 2023 by Bruno (talk | contribs) (Por Antonio Moya Somolinos e demais signatários, em 27 de junho de 2023 Na denúncia, são apresentados os "documentos normativos secretos que o Opus Dei sistematicamente ocultou da Santa Sé", que os denunciantes consideram "prova fundamental" dos mesmos. No resumo com o qual a carta começa, são destacadas as "características da deriva sectária que se observa no Opus Dei", entre as quais se destacam, como Decálogo: # O grupo é unido por uma doutrina transmitida de forma 'messiânica' e é lide...)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Summary

Por Antonio Moya Somolinos e demais signatários, em 27 de junho de 2023


Na denúncia, são apresentados os "documentos normativos secretos que o Opus Dei sistematicamente ocultou da Santa Sé", que os denunciantes consideram "prova fundamental" dos mesmos. No resumo com o qual a carta começa, são destacadas as "características da deriva sectária que se observa no Opus Dei", entre as quais se destacam, como Decálogo:

  1. O grupo é unido por uma doutrina transmitida de forma 'messiânica' e é liderado por uma figura carismática que se considera detentora da Verdade Absoluta.
  2. A estrutura do grupo é teocrática, vertical e totalitária.
  3. É necessária adesão total ao grupo, o que implica distanciamento das relações sociais, vínculos afetivos e atividades anteriores.
  4. Os membros vivem em comunidade fechada ou em total dependência psicológica do grupo
  5. As liberdades individuais e a privacidade dos seguidores são suprimidas.
  6. As informações que chegam aos membros do grupo são controladas.
  7. Um conjunto de técnicas de manipulação e persuasão coercitiva são empregadas, como meditação ou renascimento espiritual.
  8. Encoroja-se uma rejeição mais ou menos forte do resto da sociedade, considerando-os inimigos ou pelo menos suspeitos.
  9. As principais atividades do grupo são proselitismo e arrecadação de dinheiro.
  10. Sob coação ou pressão psicológica, os seguidores obtêm a entrega de seus bens pessoais e somas consideráveis de dinheiro.

Sete consequências derivadas da fraude regulatória, a modificação do carisma do Opus Dei sob a pressão de uma deriva sectária e sua estrutura de pecado através da fraude regulatória:

  1. Abuso de consciência, espiritual e abuso de poder
  2. Fraude no conceito de "família espiritual" (depressão, suicídios, medicamentos psiquiátricos)
  3. Ideologização da figura do fundador
  4. Fraude a Igreja
  5. Fraude ao Estado e à sociedade civil
  6. Distorção da vocação cristã, proselitismo agressivo
  7. Numerário auxilia

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeDimensionsUserComment
current08:32, 12 July 2023 (1.16 MB)Bruno (talk | contribs)Por Antonio Moya Somolinos e demais signatários, em 27 de junho de 2023 Na denúncia, são apresentados os "documentos normativos secretos que o Opus Dei sistematicamente ocultou da Santa Sé", que os denunciantes consideram "prova fundamental" dos mesmos. No resumo com o qual a carta começa, são destacadas as "características da deriva sectária que se observa no Opus Dei", entre as quais se destacam, como Decálogo: # O grupo é unido por uma doutrina transmitida de forma 'messiânica' e é lide...

There are no pages that use this file.