Até que tudo desmoronou

From Opus-Info
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

A verdade é q eu não sei nem por onde começar... semana passada, dia 15/08 resolvi procurar por comunidades no orkut que falassem do Opus Dei, e aqui estou. Quero contar a minha historia, que não é diferente das outras que eu li e reli no site, é só mais uma gotinha nesse oceano.

SaÍ da Obra no final de 2001, depois de 5 anos lá dentro. Apitei com 19 anos, no ano q estava fazendo cursinho, depois de ter sido de São Rafael por 1 ano, e de ter ido nesse meio tempo ao UNIV. Freqüentei e apitei no Jacamar (Centro de estudos da seção feminina, na rua Maestro Cardim), fui adjunta lá por 3 anos e depois me mudaram para o Angra, nunca morei em um centro. É claro q insistiam para q eu me mudasse, para q pudesse viver a vida em família 100%...mas minha faculdade era integral, e minha família odiava a Obra, não existia assim condições financeiras para eu viver lá dentro.

"Senti" minha vocação logo no começo... talveZ na primeira rural q eu fui, mas eu queria ter certeza, por que sabia q era um caminho difícil (mal sabia eu quão difícil seria mais tarde!!). Quando o Padre esteve no Brasil me convidaram para diversas atividades onde só estavam numerarias, adjuntas e as apitáveis... quando o Padre foi embora a diretora do centro de estudos ( que era com quem eu fazia minha conversa semanal) me disse q iria começar a me tratar como se eu fosse uma numeraria, eu era convidada para ficar no centro e jantar com elas pelo menos 1 vez por semana. Como já disse, apos o UNIV eu apitei. Assim como eu, muitas outras, foi um ano onde o número de adjuntas mais q dobrou!!! (já adianto q praticamente todas desapitaram!!)

Os 3 primeiros anos eu fui realmente feliz lá dentro, sei q parece loucura, mas não posso e não vou negar isso pra mim ou para vocês. Também não sei dizer quando as duvidas, os questionamentos começaram; fato é q eles foram crescendo e crescendo até q tudo desmoronou. Tudo em q eu acreditava: o apostolado ( q nada mais era do q números, quase uma competição para ver quem levava mais amigas ao centro), as normas ( um meio de dizer como pensar, em q pensar, como sentir, o q sentir), a conversa semanal com a diretora espiritual ( um meio de saber se vc está seguindo as regras ou não), idem para a conversa com o sacerdote, a vida em familia (um analgésico para fazer você agüentar o dia seguinte!). Como minha produção no Jacamar começou a cair, me mudaram para o Angra. Nessa fase eu acreditava q tudo era uma crise...e q iria passar. Mas tudo só piorou, aos poucos comecei a dar desculpas para não ir ao centro, sempre chegava encima da hora para as atividades. As meninas de São Rafael me adoravam, eu sempre fui aquela q fazia as palhaçadas na rural, q contava piada, dançava, organizava as tertúlias...e a diretora decidiu me colocar pra dar Circulo para São Rafael. Eu me perguntava: será q ela não tá vendo como eu estou??? vou tentar convencer essas meninas a fazer algo e nem eu sei se é certo ou não!!!

Bom, tudo foi para o chão quando eu estava no curso anual, com o centro de estudos e o meu pai super mal, internado na UTI para fazer um transplante de coração. Estávamos no jantar qdo me chamam e dizem q tinha uma ligação pra mim. Era minha mãe falando q a cirurgia ia começar em 1 hora, se eu tinha como ir para São Paulo (eu estava em Atibaia, na Casa da Serra). O pior é q eu nem sabia se iriam deixar eu ir ou não!!! Inventei uma historia e desliguei o telefone, e fui falar com a diretora do curso, q por sua vez telefonou para a Assessoria para saber se elas me deixavam ir!!! Pessoas q nunca viram o meu pai, q nem sequer tinham conversado comigo alguma vez. Após liberação,fui para o hospital, "escoltada" por uma numeraria q me largou lá e foi para o centro. O pouco da beleza da entrega morreu naquele dia, não podia acreditar q Deus estava atrás de um lugar q diminui a tal ponto a pessoa q ela não mas pensa sozinha, onde a liberdade é um perigo e onde a família é um obstáculo. Acho q foi isso q me fez ter certeza q o sonho tinha acabado e q eu tinha escolhido o caminho errado.

Minha irmã tbm estava na Obra, adjunta no Aclimação (apitou pouco tempo depois q eu, tbm no Jacamar). Eu não tinha coragem de sair, porque sabia q ela não me perdoaria, somos muito unidas, somos gêmeas, não conseguiria viver sem o amor dela. Até o dia em q ela me escreveu uma carta, dizendo q sabia q eu não estava bem, e q ela tbm não estava. E q o nosso amor não seria abalado em nada, fossem quais fossem as nossas decisões!!! Pouco tempo depois nós duas deixamos de ser numerárias (adjuntas).

Desculpem, o testemunho ficou enorme! Na verdade gostaria q as pessoas q estão lá dentro conseguissem ver a Obra como ela realmente é... sem a cortina celestial q nos mostram. Sair foi muito difícil, o processo todo demorou 2 anos... não queria magoar aquelas pessoas, não queria desapontá-las. Como me disseram uma vez: as piores grades estão na nossa própria cabeça, demorou, mas elas foram abertas.

Hoje vivo feliz, com minha família, meus amigos, meu trabalho, meus sonhos e o mais importante, vivo tudo isso na realidade, com toda a liberdade q Deus me deu.

Parabéns pelo site.

KL